Já conhece o projeto de lei do vereador Valdecir Cabrabom sobre os PETs ?

Você sabia que o Brasil possui o segundo maior mercado voltado a animais de estimação do mundo? Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgado neste ano, de cada 100 famílias, 44 criam cachorros. Já são mais cães do que crianças nos lares brasileiros. Na área, as estatísticas nacionais se assemelham as dos países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão.

Mas apesar do aumento no número de pets, os serviços públicos da cidade voltados à eles não tem acompanhado este crescimento. Um dos principais problemas, é que quando o animalzinho morre, os donos não encontram um local seguro e confiável para enterrá-lo.

Por isso, o vereador Valdecir Cabrabom deu entrada no projeto de lei (PL) 286/2015, que cria o Serviço de Cemitério Público Municipal de animais domésticos de pequeno porte. Com a aprovação, em cada cemitério animal, que deve ser criado em local definido pela Prefeitura, 20% da área de sepultamento será reservada a pets de pessoas carentes. “Hoje, o animal de estimação é considerado um membro da família. Nada mais justo que dar um destino honrado para aquele que nos acompanhou e trouxe alegrias por tantos anos”, disse o parlamentar.

IGR_0784Para Cabrabom, o projeto trata, inclusive, de Saúde Pública. “Muitos munícipes, sem ter como dar um destino adequado aos pets, acabam largando-os em caçambas ou mesmo na rua, permitindo a decomposição a céu aberto e atraindo doenças e pragas urbanas indesejáveis como ratos e urubus”, concluiu.

Os animais domésticos estão nas casas de pessoas de todas as classes sociais e merecem ser bem tratados.

     
Postado em 25/09/2015