Vereador Valdecir Cabrabom homenageia Defesa Civil na Câmara Municipal

Na noite desta quarta-feira, mesmo após um dia de fortes chuvas e pelo menos 20 casos de situação de risco com atendimentos da Defesa Civil na cidade, diversos agentes da instituição participaram da sessão solene em comemoração ao "Dia da Defesa Civil", presidida pelo vereador Valdecir Cabrabom no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, Bela Vista, Centro da capital.

"Esta homenagem é, sobretudo, para aqueles que se dedicam incansavelmente a salvar vidas e reconhecer, também, quem luta por uma sociedade melhor", afirmou Cabrabom no início da solenidade. Parceiros e agentes foram homenageados. Para o coordenador geral de Defesa Civil de São Paulo, Milton Persoli, é muito confortante receber o reconhecimento pelo trabalho da instituição. Ele ainda falou sobre a importância dos parceiros. "De maneira espontânea, todos eles tem ajudado muito nos trabalhos da Defesa Civil, mesmo em áreas periféricas de difícil acesso", disse.

Entre os parceiros presentes, estiveram a Legião da Boa Vontade (LBV), o Hospital Albert Einstein, a Adra e a Intertox. "Sabemos da importância que é a parceria público-privada. Já temos um trabalho junto com a Defesa Civil e a convicção de que a presença e a existência dela é vital para a cidade de São Paulo. Cada munícipe deveria compreender essa importância para poder reconhecê-la, como está fazendo esta Casa", enfatizou o gerente de segurança do Albert Einstein, Dov Smaletz, informando, também, que o hospital tem um comitê especial para prevenção e resposta à catástrofes.

O superintendente social da LBV, Antonio Espeleta, parabenizou a iniciativa do vereador Valdecir Cabrabom e lembrou que os próprios parceiros tem colaboradores e voluntários que ajudam no apoio à Defesa Civil. "É um trabalho fundamental e não fica só na resposta à calamidades, mas na prevenção, de diversas formas. A população também pode ajudar se conscientizando, não jogando lixo na rua, não construindo em áreas de risco e tantas outras coisas que a Defesa Civil orienta", destacou.

Durante o evento, o vereador Valdecir Cabrabom afirmou que já está lutando pelas demandas dos agentes da Defesa Civil que chegaram ao gabinete, como o reconhecimento do grupo como classe. "Estou vestindo essa camisa e vocês já sabem que tem um padrinho aqui na Câmara. Sou coautor do projeto de lei 664/2013, junto com o vereador Jair Tatto, que cria a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil em São Paulo, para a organização ter recursos próprios e mais autonomia", disse. O parlamentar ainda lembrou que ninguém está isento de presenciar ou envolver-se em um desastre por enchentes, incêndios, desabamentos, ou qualquer outra situação em que a Defesa Civil presta socorro ao lado de instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar. "Que vocês se sintam reconhecidos e gratificados aqui na Câmara Municipal de São Paulo. Este é o objetivo desta solenidade", concluiu Cabrabom. Defesa Civil: A Defesa Civil é uma organização para autodefesa, prevenção e atuação em situações de risco à sociedade que atua em esfera nacional, estadual e municipal. Em São Paulo, está subordinada à Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e atua nas 32 subprefeituras.
Postado em 24/02/2016